Fibonacci e a Bolsa de Valores

Online Traders

Fibonacci e a Bolsa de Valores

Da natureza para a Bolsa de Valores, a sequência Fibonacci deve fazer parte da sua rotina de investidor.

Você sabe o que o seu cartão de crédito tem em comum com a concha de um caramujo e até com as pirâmides do Egito? Por mais estranho que pareça, a relação entre eles está presente de forma ampla no seu dia a dia, seja na natureza, na arquitetura ou nas artes. A famosa sequência Fibonacci, também conhecida como padrão divino, é este elo entre os mistérios do universo e a precisão matemática.

E é claro que o mercado financeiro não pode ficar de fora. Na verdade, a Bolsa de Valores é um dos principais ambientes onde a sequência Fibonacci é aplicada diariamente. Isso porque investidores mais experientes não abrem mão de usá-la como estratégia para a tomada de decisão. Entenda melhor neste artigo!

 

O que é Fibonacci

De forma resumida, é uma sucessão de números que começa com 0 e 1. E continua ao infinito seguindo o mesmo padrão de proporção: para formar um novo número deve-se sempre somar os dois números anteriores. Mas, para entender melhor, é preciso conhecer como ela surgiu.

População de coelhos

A sequência já tinha sido aplicada por gregos e indianos, mas foi o matemático italiano Leonardo Fibonacci que a descreveu no início do século 12. Para tal, ele observou que o crescimento de uma população de coelhos seguia uma ordem. A partir do nascimento do primeiro casal, a cada mês nasciam outros coelhos de forma que o número atual da população fosse a soma dos dois números anteriores.

Ou seja, com 2 coelhos, nascia o terceiro; depois seriam 5 (2 + 3); na sequência 8 (3 + 5); e depois 13 (5 + 8). E assim sucessivamente… Perceba que esse padrão de crescimento permite projetar a população futura a partir da quantidade atual da ninhada.

 

SEQUÊNCIA FIBONACCI
0, 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55, 89, 144, 233, 377, 610, 987, 1597, 2594…

 

Proporção áurea

Mas, Leonardo não parou por aí. Ao dividir um número da sequência de Fibonacci por seu antecessor, ele percebeu que o resultado tenderia a ser 1,618 – ou bem próximo a este valor. Na matemática esse número é representado pela letra grega Phi (φ) e conhecido por proporção áurea, quando relaciona a razão de 1 para 1,618.

Também é possível identificar níveis derivados da razão Fibonacci, dividindo um número atual da sequência pelos seus antecessores. Esses resultados podem ser representados no formato de porcentagem: 100%, 76,4%, 61,8%, 50%, 38,2%, 23,6% e 0%, entre outros.

Fique ligado: esses percentuais são usados nas estratégias da Bolsa de Valores!

 

Eis a espiral de Fibonacci

A proporção áurea representa o equilíbrio perfeito. Se você desenhar quadrados com as laterais no valor dos números da sequência Fibonacci, vai poder traçar uma espiral. E este desenho está presente em muitos elementos da natureza, como animais e plantas.

Espiral de Fibonatti e a Bolsa de Valores

 

Cartões, conchas e os clássicos

Lembra sobre a relação entre Fibonacci e os diferentes elementos da natureza e das artes? Seu cartão de crédito, a concha do caramujo ou as pirâmides do Egito buscam o equilíbrio perfeito. Ou seja, de forma orgânica ou intencional, todos seguem a proporção áurea de 1,618 ou os níveis derivados que formam a espiral.

  • Concha do caramujo: cada novo pedacinho tem a dimensão da soma dos dois antecessores.
  • Pirâmides do Egito: cada bloco é 1,618 vezes maior que o bloco do nível imediatamente acima.
  • Cartão de crédito: a dimensão da largura é 1,618 vezes maior que a altura.

 

Essa proporção é considerada agradável aos olhos. Por isso, pelo valor estético simétrico, é bastante usada como conceito visual nas artes plásticas, arquitetura e design. Outros exemplos são: catedral de Notre Dame, elementos do quadro de Mona Lisa, pétalas de flores, moléculas de DNA e até no corpo humano. A lista é grande!

 

Fibonacci como estratégia

Curioso para saber como a Fibonacci vai lhe tornar um investidor melhor? Primeiro, saiba que, além de ser amplamente aplicada em análises do mercado financeiro, também é usada na ciência da computação e até em teoria dos jogos.

Agora, quando o território é a Bolsa de Valores, a Fibonacci é uma grande aliada para projetar o mercado. Afinal, o preço dos ativos oscilam fazendo movimentos de expansão e correção (pullback), desenhando topos e fundos. Ao analisar este comportamento do mercado, o contador americano Ralph Nelson Elliot aplicou as proporções de Fibonacci.

De forma resumida, a estratégia é analisar o zigue-zague do mercado relacionando aos percentuais da razão Fibonacci (100%, 76,4%, 61,8%, 50%, 38,2%, 23,6%, 0% e outros). Ao acompanhar o movimento de subida e descida, comparando com a posição dos percentuais, o investidor consegue identificar possíveis pontos de entrada, projetar alvos e tomar melhores decisões.

 

Quer se aprofundar mais na sequência Fibonacci?

Aqui na Online Traders contamos com um especialista em Fibonacci! O trader e mentor Luis Maresana aplica diariamente essa estratégia em suas operações de Swing Trade, com foco no mercado de ações.

Veja neste vídeo aqui como ele consegue extrair o melhor dessa análise. Lembre-se: nos nossos treinamentos você aprende a colocar todo esse conhecimento em prática.

 

O nosso método pode mudar de vez
a sua vida financeira!

Leia também sobre: