DeFi: saiba como poupar em criptomoedas

Online Traders

DeFi - Poupança de Criptomoedas

O investidor de criptomoedas já pode alocar seus ativos em ‘poupança’ e lucrar com a renda passiva.

Você já se perguntou como vivia sem o PIX? O que, na prática, revolucionou o nosso dia a dia é só um exemplo bem simples da modernização do sistema financeiro. Agora, o que de verdade está criando uma grande disruptura tecnológica são os DeFi (finanças descentralizadas). Você já ouviu falar? Como investidor, vale a pena ficar por dentro deste assunto!

Os DeFi estão mudando a forma como usamos o dinheiro e contratamos serviços. A grande promessa dessa nova tecnologia, impulsionada pela criptomoedas, é revolucionar o próprio mercado financeiro. De forma resumida, os DeFi querem excluir intermediários, como bancos e corretoras. E, assim, permitir que investidores e financiadores interajam entre si diretamente.

 

DeFi e a poupança de criptomoedas

Como você sabe, o assunto criptomoedas desestabiliza os nervos até dos investidores mais preparados. A alta volatilidade e as incertezas se contrapõem às possibilidades de rendimentos altíssimos. Estamos falando de algo nunca visto antes em ativos tradicionais. E é neste cenário que entram os DeFi com as aplicações baseadas em blockchain e contratos inteligentes.

Por meio dos DeFi, muitas empresas, inclusive no Brasil, passaram a oferecer serviços de poupança digital de cripto. Essa nova modalidade de poupar busca atender justamente o investidor que compra a criptomoeda para um aporte de longo prazo.

Em outras palavras, além de aproveitar a valorização da criptomoeda, as empresas que realizam esse serviço armazenam os ativos dos clientes. E depois emprestam para outros investidores e corretores. Em troca, o dono da criptomoeda recebe um percentual por manter seu ativo armazenado.

Muitos investidores estão procurando entender melhor os DeFi e a poupança de cripto. Isso deve-se à oportunidade de gerar renda passiva em um ativo com alto potencial de ganhos.

 

Como funciona

A poupança de criptomoedas é chamada de staking. Com ela, o investidor que compra criptomoeda e não tem a intenção de revendê-la no curto prazo, pode depositá-la em staking. Com essa operação, a ideia é obter rendimentos diários ou mensais, de acordo com a moeda e a empresa escolhida para fazer o depósito.

No entanto, para obter lucros maiores é necessário que se tenha uma quantidade considerável de moedas investidas. Afinal, quanto mais moedas o investidor tiver, mais chances ele tem de ser escolhido como validadores de bloco. Clique aqui e entenda melhor como funciona o universo de cripto.

VALE LEMBRAR que não é qualquer criptomoeda que pode render em poupança. Em geral, as empresas costumam selecionar as mais tradicionais, como Bitcoin, Ether, Chainlink, XRP. Além disso, os juros também podem variar de um ativo para outro.

 

Sociedade de investidores

Já que é necessário ter um volume grande de criptomoedas para obter lucros altos, uma alternativa para pequenos investidores é ingressar em um “pool de staking”. Nesse sentido, as pessoas se juntam para multiplicar suas carteiras e ganhar um poder maior para validar as moedas. Como resultado, obtêm um rendimento maior e dividem a recompensa de forma proporcional entre os participantes.

 

Entenda melhor os riscos

O principal risco desse tipo de investimento é a falta de uma garantia para o investidor. Na poupança tradicional, por exemplo, o Fundo Garantidor de Crédito assegura eventual quebra do banco. Nos Estados Unidos, essa garantia é feita pelas autoridades financeiras como o Federal Deposit Insurance Corp e a Securities Investor Protection Corp. Do contrário, as poupanças de criptomoedas não possuem qualquer tipo de segurança em caso de quebra da instituição que aceitou o depósito.

Outro risco, que já é bem conhecido pelo investidor de cripto, é a volatilidade. Isso significa que o ativo pode valer metade ou até dobrar de valor em pouco tempo. Como ponto de atenção, você também precisa ficar de olho na variação cambial. Lembre-se que a maioria das moedas é baseada no dólar. Assim, conforme a moeda sobe ou desce, isso pode impactar nas finanças do investidor.

 

Em constante evolução

A poupança de criptomoedas ainda é uma modalidade de investimento pouco conhecida. Apesar de vir aumentando nos últimos meses, a estimativa é que somente 22% dos investidores de criptomoedas poupam. Por outro lado, são 55% os que afirmam investir no longo prazo.

Ou seja, ainda há uma margem considerável para novos investidores. De certa forma, isso acontece porque boa parte das pessoas que investem em criptomoedas não conhecem todo o potencial delas. Além disso, as soluções envolvendo os DeFis estão sempre evoluindo e se tornando mais acessíveis.

 

Plataformas

Confira a lista de plataformas brasileiras que oferecem poupanças de criptomoedas.

 

  1. Celsius Network
    Quantidade de criptomoedas disponíveis: 41 ativos
    Pagamento: semanal
  2. Binance
    Quantidade de criptomoedas disponíveis: 72 ativos
    Pagamento: diário
  3. Nexo
    Quantidade de criptomoedas disponíveis: 17 ativos
    Pagamento: diário
  4. Block Fi
    Quantidade de criptomoedas disponíveis: 10 ativos
    Pagamento: mensal

 

E aí, como está seu apetite para os investimentos? Para ter consistência e resultado, invista em treinamento! Clique aqui e saiba mais.

O nosso método pode mudar de vez
a sua vida financeira!

Leia também sobre: