Blog da Online Traders

Linhas de tendência no Day Trade

Inscreva-se em nossa Newsletter

Deixe seu email e tenha acesso antes aos nossos conteúdos.

Linhas de tendência no Day Trade

Linha de tendencia - Day Trade

Descubra quais são e como usá-las a seu favor em suas operações no mercado financeiro.

Quando você se depara com um gráfico de mini índice ou mini dólar, em operações de Day Trade, o que consegue enxergar entre o zigue-zague dos movimentos do mercado? A resposta dirá muito sobre o seu nível de conhecimento e tempo de tela, mas se você está lendo este artigo é porque quer entender ainda mais sobre as linhas de tendência e a análise técnica desses indicadores.

E você está certo: há muita informação relevante entre os topos e fundos do gráfico e dominar esse conhecimento é a melhor estratégia para se tornar um trader consistente. Por isso, neste artigo, você vai descobrir como identificar as linhas de tendência e usá-las a seu favor nas operações de Day Trade.

 

O que são e para que servem?

Assim como o suporte e a resistência (leia mais aqui), as linhas de tendência são representações gráficas mais dinâmicas que indicam a direção de um ativo, se está em alta, baixa ou até mesmo lateral. O objetivo é acompanhar o comportamento do mercado e determinar os seus pontos de rompimento – e nunca indicar por si só os momentos de compra e venda.

As linhas de tendência são fundamentais para dar embasamento e segurança à análise técnica e, junto à estratégia completa, contribuir para a tomada de decisão do trader. Entenda mais sobre cada uma delas.

 

1- Linha de tendência de alta (LTA)

É traçada na diagonal conectando dois ou mais pontos em uma sequência de fundos, formando uma linha ascendente. Demonstra que o ativo está em alta e tem a probabilidade de seguir este movimento. Quando o preço se aproxima da LTA, ocorre uma forte pressão de compra.

Linha de tendencia de alta - Day Trade

 

2- Linha de tendência de baixa (LTB)

A linha também é traçada na diagonal, mas desta vez conectando dois ou mais pontos de topo, mostrando a tendência de mercado em queda. Essa característica exerce uma grande pressão de venda.

Linha de tendencia de baixa - Day Trade

 

3- Mercado lateral

Também conhecida como lateral ou canal, essa linha de tendência de lados forma uma espécie de corredor por onde trafegam os preços. O ativo fica ‘preso’ entre as linhas paralelas e, por estar estável, não nos dá indicação clara de para onde o mercado está indo.

Mercado lateral - Day Trade

 

LEMBRE-SE: as linhas de tendência refletem o movimento do mercado em andamento e servem para melhorar a sua visão sobre todo o contexto. Para que você não enxergue somente a próxima onda, mas o mar inteiro para poder traçar a sua melhor estratégia. Então, quanto mais pontos conectar (seja de topo ou fundo) e maior for a sua linha de tendência, mais força e precisão terá sobre sua análise técnica.

 

Como usar a seu favor

As linhas de tendência indicam a previsão de qual tende a ser o movimento do mercado em determinado tempo. Com essa informação, o trader consegue reconhecer padrões e extrair os melhores momentos de entrada e saída de suas operações. Quanto mais o preço se aproxima ou encosta nas linhas, mais próximo o trader pode estar do momento de tomada de decisão, analisando os outros gatilhos e indicadores que compõem a sua estratégia.

Outra informação importante é que o ponto de rompimento de uma linha de tendência pode ocasionar a reversão ou consolidação daquele mercado. E este é mais um motivo para o trader trabalhar sua estratégia de forma integrada, contando com indicadores assertivos e que ampliem sua visão da leitura técnica, como MACD e OT Sniper.

 

Menos é mais

Há uma regra universal nas operações de Day Trade: menos é mais. Mesmo conhecendo as linhas de tendência e usando todo o arsenal, você não deve executar várias entradas ao longo do dia e ficar tão exposto ao mercado volátil. É preciso esperar o tempo certo e sempre seguir a sua estratégia de gerenciamento de risco.

Se você trabalha em indústria, varejo ou em diversos outros segmentos econômicos, saiba desde já que a lógica da Bolsa de Valores é diferente do que você está acostumado. No Day Trade o seu sucesso é medido pela assertividade, e não pela produtividade. Você não precisa estar ocupado o tempo todo! Ou seja, o melhor é esperar o momento ideal e fazer somente uma operação para faturar o valor desejado.

 

Por isso, é tão importante investir em treinamento profissional. Só assim você ampliará sua bagagem técnica e conquistará a mentalidade de trader campeão.

 

 

Posts Relacionados